30 de agosto de 2011

[off-topic] Mudanças profissionais e novo blog

No final de 2009 comecei a prestar muita atenção na área de desenvolvimento de software para dispositivos móveis. Me pareceu um mercado muito promissor, então comecei a estudar um pouco de desenvolvimento para iPhone (não havia iPad ainda). Em pouco tempo, comecei a dar uma olhada também no Android. Minha experiência com C me ajudou a tolerar um pouco da esquisitice do Objective-C. E minha experiência com Java, tornou as coisas bem fáceis ao estudar o SDK do Android.

Logo, comecei a olhar também algumas alternativas que me permitissem desenvolver ao mesmo tempo para iOS (como veio a se chamar o antigo iPhone OS) e para Android. O Android estava crescendo muito e me parecia razoável investir nas duas plataformas. Então, fui apresentado ao Appcelerator Titanium Mobile, ainda nos seus estágios iniciais. O Titanium permite criar apps nativas para iOS e Android usando uma única base de código, em JavaScript. Codificar em JavaScript me pareceu muito melhor do que usar ObjC ou Java. E a ideia de não precisar escrever dois aplicativos para ter um pé em cada plataforma, foi um ótimo argumento para estudar esse tal de Titanium.

No final do ano passado, abri mão de um emprego de muitos anos para aproveitar uma oportunidade na área de desenvolvimento para dispositivos móveis. E o Titanium é atualmente a ferramenta que mais uso dentre as que estão as minha "maleta".

Por ser uma ferramenta ainda pouco conhecida no Brasil, tive o prazer de criar o primeiro grupo de discussão brasileiro focado em Titanium Mobile. Agora, já com alguma bagagem de Titanium, tenho o prazer de lhes apresentar o Mais que Titanium, o primeiro blog nacional focado no desenvolvimento de aplicativos móveis usando a plataforma Titanium Mobile. Dê uma olhada nele e, se você gostar, aguarde os próximos artigos que publicarei por lá.

Se você gosta do "Mais que bom código", não se preocupe, ele continuará vivo e com o mesmo perfil. Artigos que não tratarem de tecnologias ou nichos específicos continuarão sendo publicados aqui. Já os artigos que tratarem da área mobile, serão publicados no Mais que Titanium.

Um abraço a todos os leitores e até o próximo artigo (aqui ou lá)!

Créditos pela foto a Zig Koch do Natureza Brasileira.

4 comentários:

Valmir disse...

Vai ser muito legal ter artigos de uma ferramenta ainda pouco difundida por aqui. Conhecimentos novos são sempre bem-vindos!

Renan disse...

Que legal Dirlei, muito bom, gosto bastante dos seus textos, sempre muito claro e objetivo, ja estou assinando o feed do novo blog tbm.

Dirlei Dionísio disse...

Obrigado Valmir e Renan! Vejo vocês por lá.

Abraço!

Sambarilov disse...

To lá tb! o/